Assédio moral é a conduta abusiva que pode ser caracterizado principalmente por comportamentos, palavras e atitudes que intencionalmente e frequentemente, possa ofender a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando sua posição ou complicando o relacionamento interpessoal no local de trabalho.
Nas instituições educacionais o assédio moral é caracterizado pelo BULLYING, onde o agressor age como intimidador. A prática do bullying pode se caracterizar por forçar a vítima ao isolamento social por meio de comentários maldosos, recusa em se relacionar com a vítima e intimidação de outras pessoas que teriam interesse nessa socialização.
Podemos observar que o assédio moral pode ocorrer na relação professorXaluno, quando o doscente usa sua hierarquia para intimidar, constranger e humilhar o aluno. E também na relação alunoXprofessor esse tipo de assédio pode desestabilizar a ordem mínima, impossibilitando a atividade educacional afetiva, que é muito importante em uma sala de aula. Os fatores mais fortes nesse tipo de assédio são ameaças à integridade da pessoa e abuso de poder econômico.
No Brasil, alguns estados já aprovaram projeto de lei de combate ao bullying, como: RS, SP, RJ...
Ainda não existe uma lei federal ainda, mas esta em tramitação na Câmara Federal.
Referência Bibliográfica:
www.webartigos.com
diariamente-mel.blogspot.com.br
Sugestão de vídeos à respeito de Assédio Moral
ALUNAS:
Bruna Valéria Feder Matrícula: 13212080355
Valéria Ivo Calicchio Matrícula: 14212080160
Nenhum comentário:
Postar um comentário