quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Causas da violência escolar
As causas do bullying podem estar nos modelos educativos

As causas do bullying podem estar nos modelos educativos a que são expostas as crianças. Em seu artigo intitulado Bullying: um medo de morte, a psicóloga e jornalista Henar L. Senovilla, afirma que as causas que podem fazer aparecer a agressão são incalculáveis, tanto nas formas em que se manifestam como nos prejuízos que ocasionam. Em geral as causas ou fatores que o provocam podem ser pessoais, familiares e escolares.
No lado pessoal, o agressor se vê superior. Bem porque conta com o apoio de cúmplices, ou porque a vítima se trata de alguém com muito pouca capacidade de responder às agressões. O agressor quer ver que a vítima sinta-se mal.
Violência na Família
No terreno familiar, a origem da violência nos rapazes pode estar na ausência de um pai ou pela presença de um pai violento. Essa situação pode gerar um comportamento agressivo nas crianças e levá-las à violência quando adolescentes. Além disso, as tensões matrimoniais, a situação sócio-econômica ou a má organização do lar, também podem contribuir para que as crianças tenham uma conduta agressiva.
Violência no Colégio
O bullying pode se dar em qualquer tipo de colégio, público ou privado, mas segundo alguns especialistas, quanto maior é o centro educacional, maior o risco de que haja agressão escolar. Claro que a isso tem que somar a falta de controle físico e de vigilância. Nos corredores deve haver sempre alguém, professores ou monitores, para atender e inspecionar aos alunos. Além disso, o tratamento que se dá aos alunos é muito importante. A falta de respeito, a humilhação, ameaças ou a exclusão entre os professores e alunos levam a um clima de violência e situações de agressividade. O colégio não deve limitar-se somente a ensinar, mas deve funcionar como um gerador de comportamentos sociais.
Em resumo, as causas do bullying podem residir nos modelos educativos a que são expostas as crianças, na ausência de valores, de limites, de regras de convivência; em receber punição ou castigo através de violência ou intimidação e a aprender a resolver os problemas e as dificuldades com a violência. Quando uma criança está exposta constantemente a essas situações, acaba registrando automaticamente tudo em sua memória, passando a exteriorizá-las quando encontra oportunidade. Para a criança que pratica o bullying, a violencia é apenas um instrumento de intimidação. Para ele, sua atuação é correta e portanto, não se auto-condena, o que não quer dizer que não sofra por isso.

Bibliografia:
http://br.guiainfantil.com/violencia-escolar/46-causas-da-violencia-escolar.html

Execelentes vídeos para compreensão e reflexão sobre o tema violência escolar, palestrante Vera Candau! Vale a pena assistir todos...
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 1/5
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 2/5
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 3/5
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 4/5
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 5/5

Texto opinativo sobre os vídeos sugeridos e o tema violência escolar:
       O tema abordado pela Professora Vera Candau nos faz refletir as atuais situações dentro do cotidiano escolar.  Nos faz refletir sobre os profissionais da área, sobre as experiências vividas, as circunstâncias. O tema Escola e Violência não é algo novo porém precisa sempre ser pensado, pois a violência vem de muito tempo atrás, desde a época da escravidão. A violência atravessa toda a história. De todas as características da violência social, qual chama mais atenção é sem dúvidas a questão do envolvimento de sujeitos cada vez mais jovens. Observamos isso claramente na sociedade, principalmente nas escolas onde tanto crianças tanto adolescentes demonstram muitas das vezes brincadeiras, gestos e palavras violentas. Alguns casos, as crianças e jovens refletem aquilo que vivenciam em casa ou até mesmo dentro da sociedade. Conseqüentemente refletirá dentro da escola. Porém tem como reverter à situação e tornar o índice de violência da escola baixa mesmo fazendo parte de uma sociedade inversa. Para isso, é necessário que os educadores tenham um olhar diferente, não olhem para a situação de forma mecânica e simplista. Ou seja, não se acomodem. A escola precisa se tornar o agente de transformação. Na maioria das vezes isso não acontece. Em um dos momentos da palestra, a professora cita o fato da escola gerar violência. Concordamos. Pois eu mesma (Bruna) já presenciei momentos onde o educador estimulava o aluno a se defender com atos violentos. Infelizmente é a realidade muitas escolas. Nessa minha experiência, a escola se encontra em um bairro muito humilde onde as crianças enfrentam muitos problemas sociais principalmente no lar. O educador presente trabalha em dois lugares completamente distintos. No bairro humilde deixava á desejar em suas atitudes. Já em outra escola onde se encontrava em um local melhor.. era super bem vista e conhecida. Meu questionamento é: Já basta os alunos ‘reproduzirem’ aquilo que vivem em casa e na sociedade. O educador deve seguir o mesmo caminho?! Sabemos a resposta. Não basta a escola investir em meios de segurança como câmeras e funcionários, criar palestras contra violência, punir os alunos ou criar projetos sobre, se primeiramente não houver uma conscientização de toda a equipe.



Alunas:

VALÉRIA IVO CALICCHIO     14212080160
BRUNA VALÉRIA FEDER        13212080355

Nenhum comentário:

Postar um comentário