Causas da violência escolar
As causas do bullying podem estar nos
modelos educativos
As causas do bullying podem estar nos
modelos educativos a que são expostas as crianças. Em seu artigo
intitulado Bullying: um medo de morte, a psicóloga e jornalista
Henar L. Senovilla, afirma que as causas que podem fazer aparecer a agressão
são incalculáveis, tanto nas formas em que se manifestam como nos prejuízos que
ocasionam. Em geral as causas ou fatores que o provocam podem ser pessoais,
familiares e escolares.
No lado pessoal, o agressor se vê superior. Bem porque conta com o
apoio de cúmplices, ou porque a vítima se trata de alguém com muito pouca
capacidade de responder às agressões. O agressor quer ver que a vítima sinta-se
mal.
Violência na Família
No terreno familiar, a origem da violência nos rapazes pode estar na
ausência de um pai ou pela presença de um pai violento. Essa situação pode
gerar um comportamento agressivo nas crianças e levá-las à violência quando
adolescentes. Além disso, as tensões matrimoniais, a situação sócio-econômica
ou a má organização do lar, também podem contribuir para que as crianças tenham
uma conduta agressiva.
Violência no Colégio
O bullying pode se dar em qualquer
tipo de colégio, público ou privado, mas segundo alguns especialistas, quanto
maior é o centro educacional, maior o risco de que haja agressão escolar. Claro que a isso tem que somar
a falta de controle físico e de vigilância. Nos corredores deve haver sempre
alguém, professores ou monitores, para atender e inspecionar aos alunos. Além
disso, o tratamento que se dá aos alunos é muito importante. A falta de
respeito, a humilhação, ameaças ou a exclusão entre os professores e alunos
levam a um clima de violência e situações de agressividade. O colégio não deve limitar-se
somente a ensinar, mas deve funcionar como um gerador de comportamentos
sociais.
Em resumo, as causas do bullying podem residir nos modelos educativos a
que são expostas as crianças, na ausência de valores, de limites, de regras de
convivência; em receber punição ou castigo através de violência ou intimidação
e a aprender a resolver os problemas e as dificuldades com a violência. Quando
uma criança está exposta constantemente a essas situações, acaba registrando
automaticamente tudo em sua memória, passando a exteriorizá-las quando encontra
oportunidade. Para a criança que pratica o bullying, a violencia é apenas um
instrumento de intimidação. Para ele, sua atuação é correta e portanto, não se
auto-condena, o que não quer dizer que não sofra por isso.
Bibliografia:
http://br.guiainfantil.com/violencia-escolar/46-causas-da-violencia-escolar.html
Execelentes vídeos para compreensão e reflexão sobre o tema violência
escolar, palestrante Vera Candau! Vale a pena assistir todos...
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 1/5
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 2/5
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 3/5
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 4/5
Palestra Escola e Violência - Vera Candau 5/5
Texto opinativo sobre os vídeos sugeridos e o tema violência escolar:
O tema abordado pela Professora Vera Candau nos faz refletir as atuais
situações dentro do cotidiano escolar. Nos faz refletir sobre os
profissionais da área, sobre as experiências vividas, as circunstâncias. O tema
Escola e Violência não é algo novo porém precisa sempre ser pensado, pois a
violência vem de muito tempo atrás, desde a época da escravidão. A violência
atravessa toda a história. De todas as características da violência social,
qual chama mais atenção é sem dúvidas a questão do envolvimento de sujeitos
cada vez mais jovens. Observamos isso claramente na sociedade, principalmente
nas escolas onde tanto crianças tanto adolescentes demonstram muitas das vezes
brincadeiras, gestos e palavras violentas. Alguns casos, as crianças e jovens
refletem aquilo que vivenciam em casa ou até mesmo dentro da sociedade.
Conseqüentemente refletirá dentro da escola. Porém tem como reverter à situação
e tornar o índice de violência da escola baixa mesmo fazendo parte de uma
sociedade inversa. Para isso, é necessário que os educadores tenham um olhar
diferente, não olhem para a situação de forma mecânica e simplista. Ou seja,
não se acomodem. A escola precisa se tornar o agente de transformação. Na
maioria das vezes isso não acontece. Em um dos momentos da palestra, a
professora cita o fato da escola gerar violência. Concordamos. Pois eu mesma (Bruna) já
presenciei momentos onde o educador estimulava o aluno a se defender com atos
violentos. Infelizmente é a realidade muitas escolas. Nessa minha experiência,
a escola se encontra em um bairro muito humilde onde as crianças enfrentam
muitos problemas sociais principalmente no lar. O educador presente trabalha em
dois lugares completamente distintos. No bairro humilde deixava á desejar em
suas atitudes. Já em outra escola onde se encontrava em um local melhor.. era
super bem vista e conhecida. Meu questionamento é: Já basta os alunos
‘reproduzirem’ aquilo que vivem em casa e na sociedade. O educador deve seguir
o mesmo caminho?! Sabemos a resposta. Não basta a escola investir em meios de
segurança como câmeras e funcionários, criar palestras contra violência, punir
os alunos ou criar projetos sobre, se primeiramente não houver uma
conscientização de toda a equipe.
Alunas:
VALÉRIA IVO CALICCHIO 14212080160
BRUNA VALÉRIA FEDER 13212080355
BRUNA VALÉRIA FEDER 13212080355

Nenhum comentário:
Postar um comentário