segunda-feira, 10 de outubro de 2016

SÍNDROME DE BURNOUT

Burnout é uma expressão inglesa que significa ‘’perder o fogo’’, ‘’perder a energia’’.  Síndrome de Burnout é um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. A exaustão emocional é caracterizada pela perda de energia e entusiasmo na prática profissional. Essa síndrome afeta principalmente profissionais que lidam diretamente com pessoas, chamando a atenção o crescimento entre os profissionais da educação. No Brasil um estudo feito pela Universidade de Brasília (UNB) com trabalhadores de educação da rede pública estadual de todo país mostra que 48% dos entrevistados apresentam algum sintoma da síndrome. Muitas pessoas apontam os problemas de indisciplinas nas escolas como um dos fatores causadores de Burnout, bem como a violência, pais omissos, classes superlotadas, salários inadequados e desvalorização profissional.
O cenário educativo brasileiro apresenta um quadro bastante problemático no que se refere às questões relacionadas à saúde dos professores e às condições de trabalho. Ensinar é uma atividade em geral, altamente estressante, com repercussão na saúde física e mental e no desempenho profissional dos professores. O processo de desenvolvimento de Burnout é individual e sua evolução pode levar anos e até mesmo décadas. Os sintomas mais expressivos são: Crescimento da fadiga constante, distúrbios de sono, dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas, problemas gastrointestinais, problemas respiratórios e cardiovasculares.
O tratamento da síndrome de Burnout deve compreender uma estratégia multidisciplinar: farmacológica, psicoterapêutico e médico. Em relação ao uso de medicamentos, o tratamento associa-se a antidepressivos e ansiolíticos. O tratamento deve estar vinculado ao acompanhamento psicológico e ao encaminhamento para novas práticas cotidianas como exercícios físicos e relaxamentos. A qualidade de vida é uma das armas para prevenir a síndrome de Burnout e isso inclui cuidar da saúde, dormir,  alimentar-se bem, praticar exercícios e manter vida social ativa. No ambiente escolar a gestão junto à sua equipe pode estar propiciando momentos reflexivos entre o corpo docente, promovendo momentos de trocas e também de acolhimento.

Sugestão de vídeo:

https://youtu.be/yR1bnrl3WJI




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
WWW.SCIELO.BR
WWW.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR

VALÉRIA IVO CALICCHIO     14212080160
BRUNA VALÉRIA FEDER        13212080355

Nenhum comentário:

Postar um comentário