Burnout é uma expressão inglesa
que significa ‘’perder o fogo’’, ‘’perder a energia’’. Síndrome de Burnout é um estado de tensão emocional
e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. A exaustão
emocional é caracterizada pela perda de energia e entusiasmo na prática
profissional. Essa síndrome afeta principalmente profissionais que lidam
diretamente com pessoas, chamando a atenção o crescimento entre os
profissionais da educação. No Brasil um estudo feito pela Universidade de
Brasília (UNB) com trabalhadores de educação da rede pública estadual de todo
país mostra que 48% dos entrevistados apresentam algum sintoma da síndrome.
Muitas pessoas apontam os problemas de indisciplinas nas escolas como um dos
fatores causadores de Burnout, bem como a violência, pais omissos, classes
superlotadas, salários inadequados e desvalorização profissional.
O cenário educativo brasileiro
apresenta um quadro bastante problemático no que se refere às questões
relacionadas à saúde dos professores e às condições de trabalho. Ensinar é uma
atividade em geral, altamente estressante, com repercussão na saúde física e
mental e no desempenho profissional dos professores. O processo de
desenvolvimento de Burnout é individual e sua evolução pode levar anos e até
mesmo décadas. Os sintomas mais expressivos são: Crescimento da fadiga
constante, distúrbios de sono, dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas,
problemas gastrointestinais, problemas respiratórios e cardiovasculares.
O tratamento da síndrome de
Burnout deve compreender uma estratégia multidisciplinar: farmacológica,
psicoterapêutico e médico. Em relação ao uso de medicamentos, o tratamento
associa-se a antidepressivos e ansiolíticos. O tratamento deve estar vinculado
ao acompanhamento psicológico e ao encaminhamento para novas práticas
cotidianas como exercícios físicos e relaxamentos. A qualidade de vida é uma
das armas para prevenir a síndrome de Burnout e isso inclui cuidar da saúde,
dormir, alimentar-se bem, praticar
exercícios e manter vida social ativa. No ambiente escolar a gestão junto à sua
equipe pode estar propiciando momentos reflexivos entre o corpo docente,
promovendo momentos de trocas e também de acolhimento.
Sugestão de vídeo:
https://youtu.be/yR1bnrl3WJI
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
WWW.SCIELO.BR
WWW.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR
VALÉRIA IVO CALICCHIO 14212080160
BRUNA VALÉRIA FEDER 13212080355

Nenhum comentário:
Postar um comentário