sábado, 8 de outubro de 2016

Orientador Pedagógico


                                                   Orientador Pedagógico 


O Orientador Pedagógico é responsável pela aprendizagem dos alunos, isto é, pela verificação da mudança de comportamento desejável a uma vida realizadora, em relação ao conteúdo ensinado em cada área de ensino. 
O Orientador Pedagógico deve empenhar-se na sua atividade para que o ensino tenha uma direção orientada para a o desenvolvimento da vida pessoal, familiar e para o trabalho, preparando concretamente os alunos para um frutuoso futuro pessoal e profissional.
  1. Propor um sistema de ensino adequado aos objetivos educativos de formação de uma personalidade equilibrada e acompanhar o desempenho junto a cada professor e aos alunos, através dos resultados das mudanças de comportamento por aprendizagem.
  2. Realizar antes do ano letivo, reuniões de Planejamento do ensino como também da Orientação Pedagógica necessária a cada área do ensino esclarecendo aos professores a respeito da verdadeira mudança de comportamento por aprendizagem esperada dos alunos, em relação ao conteúdo que é ensinado.
  3. Promover atualização pedagógica e didática dos professores em sentido geral e específico de cada área de ensino ajudando-os a conseguirem mudanças de comportamento por aprendizagem, aplicando os “Três tempos do ensino”: concreto, semi-concreto e abstrato.
  4. Realizar “re-uniões” pedagógicas com a assiduidade necessária com atividades que proporcionem sempre mais união e amizade entre os professores.
  5. Promover o entrosamento dos professores e alunos com os trabalhos administrativos e serviços gerais da escola.
  6. Acompanhar de perto a estrutura e o funcionamento eficiente da biblioteca e estimular a frequência dos alunos nela.
  7. Manter cada área de ensino suficientemente provida de material didático, tanto as áreas “teóricas” como as indispensáveis e necessárias áreas práticas de atividades religiosas, artísticas e físicas que promovem o equilíbrio da personalidade.
  8. Vigiar para que as áreas de ensino estejam sempre integradas entre si e que as avaliações sejam honestas em relação ao progresso de cada aluno em relação a si mesmo, com o objetivo de prepara-lo para a vida real e aprender a vencer-se sempre e não a se comparar com os outros.
  9. Realizar Reuniões Festivas para os pais e familiares a cada encerramento periódico do ensino, apresentando e exibindo os resultados concretos da aprendizagem alcançada.

Alunas Paula Mattos Corrêa Matrícula: 14112080372
            Juliana Monteiro    Matrícula : 14112080373
            Jocimara Auxiliadora Cabral    Matrícula : 14212080421  


Referencias Bibliográficas :

http://www.mh.etc.br/blog/relacoes-humanas/sugestoes-praticas-para-orientacao-pedagogica-na-escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário